A Câmara de Vereadores de Videira, por meio da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou na noite desta quinta-feira (02) uma Audiência Pública para falar a respeito da segurança pública no município. Participaram da discussão representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das policias Militar e Civil, do Conselho de Desenvolvimento de Videira (CODEVI), bem como das entidades de classe, entre elas a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que juntas realizaram uma pesquisa com os associados a fim de fazer um levantamento sobre as ocorrências de roubos e furtos em estabelecimentos e residências. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também esteve presente.

Dados

A pesquisa foi apresentada pela presidente da ACIAV, Maribel Gaio. Os dados apresentados mostram que 96% dos entrevistados acreditam que houve aumento de roubos e furtos nos últimos 12 meses, sendo que 60% atribuem esse aumento ao crescimento populacional. Por outro lado, 74% não foram vítimas desses crimes no último ano. Dos que sofreram com esse tipo de ocorrência, 12% não comunicaram o fato às autoridades responsáveis. Devido à preocupação com estes casos, 78% adotaram medidas de segurança para se proteger.

Outro dado que chama a atenção em relação à segurança é que 70% dos entrevistados observaram, pelo menos uma vez, pessoas em atitudes suspeitas em seus estabelecimentos. Porém, 20% disseram não ter comunicado o caso à Polícia. Entre os empresários que responderam ao questionário, quase metade (49,1%) não se sentem seguros abrindo as portas da empresa no município. Outros 76,4% não se sentem seguros andando pelas ruas à noite. Entre as medidas apontadas para redução de casos de roubo e furto estão o aumento do efetivo e rondas policiais (61,4%) e mudanças na legislação (19,3%). Em relação a como a comunidade pode contribuir, 36,6% acreditam que é necessário comunicar às autoridades sobre as ocorrências e 23,7% acham válido ampliar o programa Rede de Vizinhos.

Avaliação

De acordo com Maribel, com a pesquisa é possível perceber que muitas pessoas não fazem a comunicação das ocorrências à Polícia. “Diante disso, podemos deduzir que o número de ocorrências registrado é menor que a realidade. Por isso, esta discussão é de extrema relevância. Reunir todos os elos da sociedade mostra que Videira está unida na busca pela solução para os problemas. O objetivo não é apontar culpados, mas sim trabalharmos juntos em prol da nossa sociedade”, enaltece.

Ela destaca ainda que a ACIAV está aberta e à disposição para contribuir. “É preciso comunicar melhor as pessoas sobre o que está sendo feito, entender quais as dores de cada segmento e, em cima disso, apontar possíveis soluções.  É necessária esta união de forças para que ocorram ações efetivas. Queremos a continuidade do crescimento e do progresso de Videira, mas queremos também manter a qualidade de vida dos videirenses”, completa.