A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) foi uma das entidades homenageadas na noite desta segunda-feira (20), durante o evento realizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Videira (CODEVI). O objetivo foi comemorar os cinco anos de atuação do Conselho, bem como realizar a entrega oficial do Plano Videira 2044, o qual contou com a participação da Associação Empresarial na construção do documento a fim de promover o desenvolvimento do município.

O CODEVI, criado em 2019, é um colegiado composto por representantes da sociedade civil e dos setores público e privado, com caráter deliberativo e consultivo. Sendo assim, o trabalho consiste em formular e executar as políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do município. Nesse sentido, uma das ações realizadas neste sentido foi o Plano Videira 2044, documento com um conjunto de diretrizes estruturadas em eixos, planejando de forma sustentável o crescimento de Videira até o seu centenário, que será comemorado em 2044.

Conforme a presidente da entidade representativa, Maribel Gaio, este é um momento importante e histórico para os cidadãos Videirenses. “Somos um povo pujante, que demonstra união e maturidade em planejar o futuro, olhando para as futuras gerações, conservando sua essência, pautada nos desafios do presente. Ficamos honrados em fazer parte desta história, deste planejamento, plantando a semente da Videira que queremos, continuando com o crescimento e com qualidade de vida. Deste modo, gostaria ainda de agradecer aos associados que participaram ativamente no desenvolvimento do plano de atualização do Videira 2044, demonstrando seu compromisso com Videira e com os videirenses”.

Representatividade

Para o vice-presidente da ACIAV e vice-presidente do CODEVI, Sérgio Gomes, a consolidação do CODEVI se dá através da união de forças. “Independentemente de quem estiver à frente do Executivo Municipal, o foco será sempre o crescimento do município. Acima de tudo estamos trabalhando para dar força voz à sociedade civil organizada nas decisões. Nosso anseio é para que o Conselho atue cada vez mais de forma autônoma. Por isso, é um privilégio fazer parte desta organização, fortalecendo cada vez mais essa união em prol do futuro de Videira”.

Os primeiros passos para implantação do CODEVI foram dados em 2018. Vilson Giazzoni, presidente da ACIAV naquela época, foi um dos precursores e entusiastas para criação do Conselho em Videira. “Sinto orgulho em ter participado da elaboração do primeiro plano. Fomos a Maringá e tivemos a oportunidade de conhecer a forma com que os empresários se reuniram, se organizaram e fizeram uma Maringá melhor. Trouxemos a ideia pra Videira, reunimos as entidades e hoje acompanhamos a renovação do Plano, com os seis eixos agraciados com novas ideias. Algumas metas traçadas no início já foram cumpridas e as novas vão direcionar o futuro da nossa cidade”, completa.

Acesse o Plano Videira 2044: