CODEVI discute prioridades de investimentos no município para o próximo ano

Alcimar

06/09/2023

O Conselho de Desenvolvimento de Videira (CODEVI) realizou na segunda-feira (04) uma reunião extraordinária para tratar sobre os investimentos que serão prioridades no município em 2024. O encontro, realizado na Prefeitura, reuniu conselheiros que representam órgãos e entidades de Videira, entre elas a Associação Empresarial de Videira (ACIAV).
O prefeito, Dorival Carlos Borga, explanou sobre a construção do Complexo Municipal de Saúde, investimentos em pavimentações de ruas nos bairros e no interior, bem como outras necessidades nas áreas de saneamento, como o esgotamento sanitário, educação, esporte, cultura e lazer. Também, ficou registrada a preocupação com relação ao repasse de recursos por parte do Governo Federal futuramente, no que tange à Reforma Tributária que está em discussão no Congresso Nacional e que poderá impactar de forma negativa o retorno de tributos, diminuindo receitas futuras que seriam alocadas para investimentos em obras no Município.
Segundo o presidente do Conselho e Secretário Municipal da Fazenda, Luiz Carlos Bondicz o Governo de Videira tem um planejamento de investimentos a serem feitos em diversas áreas. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento e atender as demandas da população. No entanto, os recursos são limitados e, dentre tantas necessidades, estamos elencando, juntamente com o Conselho, o que é prioridade para ser executado em 2024 e o que, eventualmente, poderá aguardar mais algum tempo para ser iniciado”.
De acordo com a conselheira do CODEVI e presidente da ACIAV, Maribel Gaio, é fundamental que o Conselho esteja envolvido em definições como estas, já que conta com representantes de diversas áreas da sociedade. “Todas as obras previstas são importantes e irão contribuir para o desenvolvimento de Videira. Mas diante das incertezas é preciso analisar quais são as prioridades e direcionar recursos para estes fins”, acrescentou. A pauta deve ser tema de outras reuniões do CODEVI.