Após manifestação da comunidade em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores em 17 de junho, a Prefeitura de Videira informa que foi criada comissão para avaliar velocidades nas vias com radares. Com caráter temporário, a iniciativa visa discutir e avaliar as velocidades das vias onde foram instalados controladores de tráfego, reconhecendo a urgência e a complexidade do tema. A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) é uma das entidades representativas participante.

A “Comissão Temporária de Avaliação das Velocidades em Vias Urbanas” será composta ainda por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ortravi, Corpo de Bombeiros Militar, CREA/SC, Codevi, CDL, Jari e a própria Câmara de Vereadores de Videira.

O objetivo principal é identificar medidas para minimizar os impactos das mudanças de velocidade, garantindo a segurança e o bem-estar da população. A comissão realizará sua primeira reunião em 1º de julho para discutir as propostas construídas pelo grupo. A Administração Municipal se comprometeu a manter um diálogo contínuo e transparente, considerando todas as perspectivas envolvidas no processo.

Posicionamento junto à Comissão

A questão foi discutida pelos membros da Diretoria da Associação  e estas são as sugestões que serão apresentadas em relação aos redutores de velocidade:

* Desligar todos os radares e conceder anistia das multas aplicadas até o momento, devido ao excesso de multas por falta de conscientização;

* Padronização da velocidade em 50km/h e trabalhar novamente uma companha de conscientização, de forma mais ampla e efetiva;

* Mudança de radares para lombadas eletrônicas com mostrador visual de velocidade;

* Melhoria da sinalização para identificação dos redutores de velocidade, de uma forma que realmente chame a atenção dos condutores e não os confundam, para que realmente cumpram o papel de conscientização e redução de velocidade. Um exemplo de sinalização equivocada é os alertas de 50m no chão antes dos radares de 40km/h, que facilmente confundem os condutores;

* Redução do número de redutores de velocidade, pois muitos foram instalados em locais onde a necessidade é questionada. Exemplo, o redutor instalado na Rua Severino José Pasqual, próximo aos Supermercado Zarpellon Universitário, que está em uma subida de pista dupla, inibindo as ultrapassagens;

Será sugerido ainda que a formação desta Comissão de Trabalho seja destinada à Avaliação da Velocidade das Vias Públicas para verificar a possibilidade e a necessidade de um novo estudo de mobilidade urbana para Videira, para rever todo o trânsito, mantendo este comitê ativo de forma permanente.

Reforçamos enquanto ACIAV, que a mudança do trânsito na R. Saul Brandalise, na R. Brasil e na R. Coronel Fagundes, por exemplo, trouxe mais a dificuldade de estacionamentos e prejudicou muitos negócios. E a questão dos radares agora só agravou a situação da percepção de locomoção da população de Videira, e consequentemente de seus visitantes.