A Associação Empresarial de Videira, por meio do Núcleo do Jovem Empreendedor iniciou nesta semana as atividades com a segunda turma do Programa Geração Empreendedora, que conta com 13 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A ação, que visa estimular o empreendedorismo e desenvolver  o associativismo entre os jovens, é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) com o apoio do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).

Serão quatro encontros preparatórios, onde os jovens irão conhecer um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, além de ter contato com empreendedores que irão relatar um pouco da rotina, dos desafios e das experiências. Neste período, os jovens terão que desenvolver uma empresa fictícia, que será apresentada no quinto encontro, para uma banca formada por três empresários.

Eles terão também a oportunidade de passar um dia com um empresário ligado ao ramo de atuação que os jovens pretendem atuar no futuro, para entender como funciona na prática. Em novembro, será realizada a cerimônia de formatura. Todo material didático é fornecido pelo Programa. Em contrapartida, os jovens precisam demonstrar comprometimento, não podendo registrar nenhuma falta para receberem o certificado.

Mais sobre o Geração Empreendedora

O programa conta com o apoio de empreendedores do Núcleo do Jovem Empreendedor que atuam como multiplicadores e apoiadores. O líder do Geração Empreendedora da ACIAV neste ano, Claiton Villwock, explica que o programa é 100% voluntário e associativista. “Os empreendedores envolvidos com a ação deixam suas empresas para passar um pouco de conhecimento aos jovens, que são o futuro do empreendedorismo. Isso demonstra a preocupação em incentivar que os adolescentes exerçam papel de liderança na carreira que desejam seguir”, destaca.

Para Eduarda Bridi, que participa do Programa, a experiência está sendo positiva. “Espero aumentar a capacidade de entendimento para que eu possa desenvolver habilidades e planejar o futuro. Acredito que a iniciativa de capacitar os jovens contribui para ampliarmos a nossa visão de mundo”, acrescenta.