Núcleo Jovem da ACIAV desenvolve projeto “Geração Empreendedora” com 24 estudantes

Alcimar

06/09/2023

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Videira (ACIAV) está desenvolvendo o projeto “Geração Empreendedora”, que tem como objetivo criar uma geração mais consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e consiste na capacitação de estudantes do 2º ano do Ensino Médio para serem empreendedores. Em Videira, 24 adolescentes participam da mentoria, que contará com cinco encontros.

A capacitação envolve teoria e prática. Os estudantes irão aprender sobre o universo de um empreendimento, através de diversos tópicos sobre os setores de uma empresa, habilidades de comunicação, gestão empresarial e elaboração de modelos de negócios. Para isso, eles contarão com a experiência de quatro empreendedores que irão compartilhar vivências de empreendedorismo. Com este embasamento, os adolescentes formarão grupos e irão criar seis empresas fictícias, que serão apresentadas e avaliadas por uma banca, composta por três empreendedores experientes. Os melhores trabalhos serão encaminhados para etapa estadual, onde disputarão com trabalhos realizados em outros 44 municípios.

Segundo o coordenador do Núcleo, Ronaldo de Lima, é fundamental a realização deste trabalho, visto que os estudantes, em breve, entrarão para o mercado de trabalho. “É fundamental que eles concluam o Ensino Médio tendo uma noção do que é o empreendedorismo e de como funciona o mundo corporativo. Para os que desejam empreender, a capacitação será um divisor de águas. Os que não pretendem, estarão preparados para crescer na profissão que escolherem”, destaca.

Ele explica ainda que o grande desafio é a dificuldade que muitos estudantes têm de decidirem qual caminho seguir. “Boa parte dos adolescentes inicia uma graduação sem ter certeza de que realmente quer aquilo para o resto da vida. Muitos começam um curso para ver se existe uma identificação, sem uma verdadeira vontade. Nosso objetivo é direcionar estes jovens, para que escolham com convicção o caminho que desejam seguir. Afinal, quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”, completa.

Em 2023 o Programa Geração Empreendedora, que está prestes a completar dez anos, será realizado este ano em 45 cidades catarinenses. A ação é totalmente voluntária e associativista. Ao final do programa, os alunos participam de uma cerimônia de formatura e receberão certificado de participação.