Nem o frio e a chuva foram capazes de apagar o brilho do 1º Famtour de Videira, realizado nesta segunda-feira (29) pelo Núcleo de Turismo da ACIAV em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do município. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma imersão em alguns dos atrativos turísticos e gastronômicos do município, reforçando o potencial da cidade como destino de experiências marcantes e valorizando o trade turístico local.
O roteiro incluiu visitas a pontos estratégicos da cidade, como a Igreja Matriz, o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, a Casa Rigotti, o Sítio Família Cherba, além de uma parada no Coffee Bliss, visita ao Polo Astronômico e ao Museu de Carros. O encerramento ficou por conta de um jantar especial na D’Mori Cozinha Autoral, reunindo sabores locais e valorizando a gastronomia videirense. A ação buscou integrar os participantes com a história, a cultura e as experiências que Videira tem a oferecer aos visitantes e munícipes.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Turismo da ACIAV, Jociane Cherba, o Famtour foi pensado como forma de despertar o olhar para o que Videira já oferece em termos de atrativos e valorizar os empreendimentos locais. “Nossa cidade tem pontos turísticos fantásticos e um povo muito acolhedor. O Núcleo com certeza irá apresentar muitas outras iniciativas, pois Videira tem um potencial enorme. Estamos contentes com este movimento que vem sendo realizado, além de satisfeitos por fazer parte desta história”, salienta.
Avaliação do Famtour
O secretário de Turismo e Cultura de Videira, Yuti Hentz, também ressaltou o papel da iniciativa como ferramenta de fomento ao turismo regional. “Toda esta organização de apresentar Videira para os videirenses, mas com olhos de turista, faz a diferença. A união dos atrativos é fundamental na construção deste produto turístico que é Videira. Em parceria com o Sebrae, vamos oferecer capacitação para empresários do ramo e membros da máquina pública, a fim de melhorar cada vez mais. Turismo não se constrói sozinho. É imprescindível que exista esta união para recebermos bem todos os que passarem por aqui”.
O Famtour contou com a participação de empresários que fazem parte do Núcleo de Turismo e representantes da Secretaria, que puderam trocar experiências e ampliar a visão sobre o turismo local. Um dos objetivos é construir um roteiro que possa ser indicado aos turistas, contendo atrações turísticas, culturais e gastronômicas. A proposta é que novas edições sejam realizadas futuramente, incluindo outros roteiros e formatos de visitação.