ACIAV comemora 71 anos de trabalho em prol de Videira e região

16/05/2022

Comprometida com os interesses dos associados e visando o desenvolvimento tanto da classe empresarial quando do município, a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) comemorou na sexta-feira (13) seu 71º aniversário. Criada com o propósito de somar forças, através do associativismo vem contribuindo significativamente para que o município, cada vez mais, desponte no cenário catarinense. Ao longo de mais de sete décadas de história, vem deixando seu legado em diversas ações voltadas para uma Videira cada vez melhor.
Dando continuidade aos trabalhos em prol do desenvolvimento de Videira e região, a ACIAV elencou algumas ações que são prioridade neste momento. Entre as bandeiras levantadas pela Associação, no âmbito nacional estão a duplicação de toda a BR 282 e de toda a BR 470, a construção do ramal ferroviário que ligue o Oeste do Paraná ao Meio Oeste catarinense e a implantação do Voto Distrital para as eleições de 2026.
Já em âmbito estadual, os pleitos são as obras de melhoria na Rodovia SC 355, no trecho entre Fraiburgo e Lebon Régis; as obras de melhoria na Rodovia SC-350, no trecho entre Lebon Régis e BR116; a ampliação das redes de distribuição de energia elétrica no município de Videira, a fim de atender as indústrias locais, fora do perímetro urbano; a edificação do Caminho do Rio do Peixe; a regionalização do Hospital Salvatoriano Divino Salvador para atendimentos de alta complexidade e a construção de moradias populares, visando atender principalmente os trabalhadores das áreas operacional e técnica.
Essas solicitações serão compiladas em um documento chamado “Voz Única” que terá como principal objetivo nortear os candidatos das próximas eleições a respeito das necessidades e anseios, dando conhecimento a respeito das demandas regionais. Segundo o presidente da ACIAV, Eliandro Pazin, a ideia é pleitear, junto aos órgãos competentes e com a contribuição dos representantes políticos, para que essas melhorias sejam implantadas. “Como entidade representativa, estamos trabalhando para que Videira e região tenha suas necessidades atendidas. Através dessa movimentação, daremos voz aos empresários e a população em geral, na busca por melhores condições para nosso município e região”.

História

A necessidade da criação de uma entidade representativa, que promovesse o associativismo e representasse a classe empresarial na busca de soluções e na defesa de seus interesses e necessidades surgiu ainda na década de 40.
Em 14 de julho de 1946 diversos empresários estiveram reunidos no Clube Vitória, para fundar a Associação Comercial de Videira. Em 16 de abril de 1951 foi realizada uma reunião preliminar a fim de convidar a classe empresarial para a fundação da ACIAV e no dia 13 de maio de 1951, às 14h, no Clube Vitória, nascia oficialmente a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira (ACIAV) que tinha como propósito congregar a classe empresarial de Videira e região e trabalhar em prol do município.