A Diretoria da ACIAV realizou nesta terça-feira (17) a reunião mensal, que visa tratar de assuntos de interesse dos associados. Diversas pautas foram abordadas durante o encontro, com destaque para a realização de uma nova pesquisa a fim de compilar dados sobre aos desafios enfrentados em relação à da mão-de-obra no município e na região. Durante o encontro, foram discutidos os questionamentos a serem aplicados e a forma de abordagem, com perspectivas de realização no início do próximo ano.

Uma pesquisa semelhante foi realizada junto aos associados em 2022, quando os resultados evidenciaram a grande falta de mão de obra no município, principalmente na área operacional. Os questionamentos também trataram do transporte de colaboradores vindos de outros municípios, quantidade de vagas em aberto e projeção de crescimento das empresas. O objetivo é realizar uma nova edição da pesquisa a fim de comparar os cenários e estimular a busca de soluções que atendam as demandas apresentadas.

A reunião contou com a participação da representante da ACIAV no Comitê Jurídico da FACISC, Mirataira Haus, que falou a respeito do trabalho realizado pela equipe destacando os principais assuntos abordados, que foram a reforma tributária e os acordos sindicais. Além disso, outros assuntos foram tratados, como a entrega do documento Voz Única, que será realizada nesta quinta-feira (19), em evento promovido pelo Conselho de Desenvolvimento de Videira (CODEVI) e a realização do Festival de Prêmios de Videira, em parceria com a CDL, que contará com a participação do Sebrae e de instituições apoiadoras do comércio local.

Na oportunidade também foram realizados convites para participação nos próximos eventos, a exemplo do Congresso Catarinense de Excelência em Gestão, que será realizado na segunda-feira (23), na Unoesc, com participação gratuita e também do 5º Fórum Empresarial da ACIAV, que acontece no dia 10 de outubro, com a palestra do ex-jogador de vôlei, Giba.