ACIAV e FACISC defendem retomada imediata - ACIAV

ACIAV e FACISC defendem retomada imediata

Entidades se mobilizam junto aos Governos Municipais e Estaduais para pleitear o retorno das atividades do setor produtivo

08/04/2020

ACIAV: Entidade defende a retomada imediata de todo o setor produtivo

O Presidente da ACIAV, Eliandro Pazin e o Diretor Jurídico, Alexandre Andreani participaram ontem, terça-feira dia 07/04 de uma reunião na Prefeitura Municipal sobre a retomada das atividades. A entidade foi incisiva na posição de que o comércio e a prestação de serviços deveriam ser abertos, por princípio de igualdade e também por questões econômicas, sem descuidar da parte da saúde pública.

Segundo Alexandre Andreani, “A ACIAV vem fazendo seu papel de pleitear a retomada das atividades, porém esta situação é uma questão jurídica que tem que ser resolvida perante o Estado, pois tem se entendido (principalmente pelo STF) que o Decreto Estadual se sobrepõe à autoridade municipal, nos restando desta forma, publicizar ao máximo a nossa queixa e reivindicação”.

A ACIAV continuará trabalhando insistentemente pela retomada das atividades o mais breve possível, atuando localmente e também diretamente com o governo do Estado, por intermédio da FACISC, defendendo o interesse de seus associados.

FACISC: Setor empresarial defende abertura imediata do comércio com segurança

O setor empresarial catarinense manifestou, de maneira uníssona, na tarde desta terça-feira (7), a solicitação de que o comércio possa retomar as atividades dentro de protocolos rígidos de segurança. Na terceira semana com portas fechadas no comércio, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) trouxe ao governo a manifestação das bases empresariais de todas as regiões do Estado. A preocupação é maior com as empresas de menor porte, as mais atingidas, pois possuem menos caixa para fazer frente aos compromissos que estão vencendo, especialmente a folha de pagamento dos funcionários.

As Federações das Associações Empresariais (FACISC), das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (Fetrancesc) das Associações Empresariais (FACISC), das CDLs (FCDL) e das Micro e Pequenas Empresas, ressaltaram que a abertura das lojas não deve ser feita de qualquer forma, mas com protocolos claros para assegurar a saúde tanto dos clientes quanto dos trabalhadores. Também pediram que o governo apresente com objetividade os critérios técnicos para a definição dos setores autorizados a operar.

“Estamos evoluindo, o nível da conversa está bom e deverá evoluir em favor da economia catarinense”, declarou Jonny Zulauf.