ACIAV realiza primeira reunião da diretoria deste ano

marketing

06/02/2024

A diretoria da Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou nesta terça-feira (06) a primeira reunião da diretoria em 2024. Na pauta, estiveram diversos assuntos de interesse dos associados. No primeiro momento, o gerente executivo regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Daniel Tenconi realizou a apresentação de dados referentes à atuação do Sistema FIESC, que envolve o SESI, IEL e o SENAI, no município de Videira.

Em seguida, foram apresentados ainda dados industriais, como os setores com maior número de empresas. São elas:  construção (143), Alimentos e bebidas (48) e máquinas e equipamentos (37). Por outro lado, os setores com maior número de colaboradores são: alimentos e bebidas (4.409), produtos químicos e plásticos (1.766) e construção (980).

Além disso, outro ponto abordado foi referente à contribuição compulsória das indústrias de Videira, tanto de forma indireta, por meio da contribuição via Receita Federal, quanto de forma direta, onde a empresa retém 3,5% do total que é normalmente repassado ao SESI e ao SENAI para execução de serviços relacionados à qualidade de vida do trabalhador e a seu desenvolvimento profissional.

Na apresentação também constaram informações sobre investimentos, estrutura e atendimentos no município, com destaque para construção da Escola Sesi, onde são investidos R$29 milhões na edificação, que deve ficar pronta até o início de 2025.

Pautas

O segundo assunto da reunião se referiu ao Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS). Foram abordadas questões relacionadas às ações executadas, melhorias, projetos, desafios, impasses enfrentados, andamento dos trabalhos e discussões junto ao poder público. Do mesmo modo, outro ponto abordado foi sobre formas de buscar investimentos para os atendimentos e da estrutura do Hospital.

Houve ainda a breve apresentação dos números da ACIAV em 2023, bem como das metas traçadas para este ano e os indicadores financeiros e comerciais, traçando um paralelo com o ano anterior, onde de uma maneira geral houve avanço, com o cumprimento das metas estabelecidas.

Outro ponto de destaque foi a Capacitação Avançada em Gestão de Negócios (CAGEN), que terá sua primeira turma em 2024. O objetivo é promover experiências vivenciais focadas no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. A oportunidade conta com professores experientes e preparados para proporcionar grande conhecimento aos participantes. A capacitação é voltada para empreendedores, gestores e líderes.

Por fim, o assunto abordado foi o Convênio ACIAV, que passou por algumas mudanças e reestruturação. Também foi apresentada o planejamento para uma nova forma de abordagem, que deve impactar em maior utilização do benefício por parte dos usuários.