logo-completa

Diretoria da ACIAV destaca aprovação de 98,8% da palestra realizada no 2º Fórum Empresarial

Alcimar

14/09/2023

Compartilhe

A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou nesta terça-feira (12) a reunião mensal da diretoria, que visa discutir assuntos relevantes e de interesse dos associados. Durante o encontro foram abordadas diversas pautas, com destaque para a apresentação dos resultados da pesquisa realizada junto aos participantes do 2º Fórum Empresarial da ACIAV, realizado em agosto. O encontro contou ainda com a participação do vereador Marcos Both que explanou a respeito do Projeto de Lei que propõe ajustes na legislação previdenciária municipal.

No que se refere à pesquisa apresentada, os resultados demonstram a satisfação do público, sendo que 98,8% dos entrevistados demonstraram satisfação em relação à palestra que fez parte da programação, ministrada por Ciro Botini.  Outro resultado relevante é referente ao Painel do Empreendedor, que obteve aprovação de 90,9% dos participantes da pesquisa. Isso demonstra a importância da realização do evento, bem como a assertividade na escolha dos convidados e dos temas abordados.

O próximo Fórum acontece no dia 19 de outubro e terá como palestrante Leo Farah, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Cofundador e CEO da Humus BR, especialista em redução de riscos pela ONU e gerenciamento de crises. O painel contará com a participação de Cezar Comachio ,Vice-Presidente e Diretor Industrial da Valpasa; Marcos Franciosi, CEO da Taiger System e Marlene Andreola Perazzoli, Enfermeira Especialista em Terapia Intensiva e Oncologia. O tema será: “Como lidar com o Imprevisível”.

Ajustes na legislação previdenciária municipal

A participação do vereador foi outro ponto importante da reunião, visto que a explanação se refere ao Projeto de Lei Complementar Nº 0005/2023, que tramita na Câmara de Vereadores e trata sobre ajustes na legislação previdenciária municipal. As alterações foram propostas com base no Cálculo atuarial realizado em 2022, que demonstra queda na arrecadação e acendeu uma preocupação referente ao futuro, onde o déficit tende a chegar à casa dos R$250 milhões em 2050, segundo os cálculos.

O projeto de Lei Complementar foi elaborado com o objetivo de amenizar os impactos negativos, levando em consideração as partes provedoras deste fundo, ou seja, administração municipal e servidores. A ideia é que os ajustes sejam interessantes para ambas as partes. A ACIAV entende a importância do Projeto e a necessidade da discussão, visto que o déficit previsto impacta diretamente nos cofres públicos, sendo necessário investir valores que podem ser utilizados em outras áreas, como infraestrutura e saúde, por exemplo.

Mais ações

O Festival de Prêmios, que será realizado neste ano em parceria com a CDL, está com a contagem regressiva para o fim da aquisição dos kits por parte dos lojistas interessados em participar. O prazo encerra na sexta-feira (15) e o lançamento da campanha está previsto para acontecer em outubro. A expectativa da Diretoria é realizar mais um grande evento, valorizando o comércio local e presenteando os consumidores.

Outro assunto de destaque foi a necessidade de realização de um estudo para traçar um panorama entre a demanda de mão de obra e o aumento populacional, bem como o impacto social desta migração.  O objetivo é levantar informações que possibilitem verificar a relação entre os dados, a fim de entender a razão pela qual, mesmo com o aumento da população, existe uma grande demanda por mão de obra e como isso impacta em setores como saúde e educação pública, entre outros. Neste sentido, foi compartilhada a informação que esse trabalho será realizado em parceria com a Prefeitura de Videira. A intenção é que este estudo possa contribuir para elaboração políticas públicas adequadas.

O coordenador do Núcleo dos Jovens Empreendedores da ACIAV, Ronaldo de Lima, também esteve presente e comentou a respeito do Programa “Geração Empreendedora”, uma iniciativa da FACISC que reuniu 24 jovens que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da prática empreendedora e do mundo dos negócios. O coordenador destacou a satisfação e os bons resultados obtidos na realização das atividades.

Outro ponto relevante apresentado foi referente aos eventos que serão realizados nos próximos dias, como Feira da Casa Nova, que acontece nos dias 15,16 e 17 deste mês na SERBRF e conta com o apoio da ACIAV. Também foi feito o convite para participação no Excelência Talks: o Modelo de Gestão pela Excelência na prática, uma iniciativa do Núcleo de Gestão pela Excelência que será realizado no próximo dia 28, no auditório do Auditório do CSIC e terá como convidado Vilton Zimmermann de Souza. Outro evento destacado foi o Boteco do Empreendedor, que será realizado pelo Núcleo Jovem na segunda-feira (18), na Cervejaria Reduto e contará com a participação do empreendedor Bruno Berté.

 

Newsletter

Inscreva-se em nossa lista e receba  nossos conteúdos e notícias por e-mail.

Acompanhe nas redes sociais

LEIA TAMBÉM

Fique por dentro
Associe-se a ACIAV!

JUNTOS,
SOMOS MAIS.

Além de contribuir com o desenvolvimento de Videira, sua empresa tem acesso a vários benefícios e vantagens.