Licença ambiental contempla ampliação de Linhas de Transmissão em Videira e região

Alcimar

14/09/2023

A região de Videira teve uma grande conquista na última semana, quando o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) concedeu mais uma licença ambiental importante para a economia e o desenvolvimento sustentável. Trata-se da Licença Ambiental Prévia (LAP) para o empreendimento da Pitiguari Transmissora de Energia Elétrica, referente às Linhas de Transmissão (230 kV) de Abdon Batista – Videira e Abdon Batista – Barra Grande. A licença também contempla a ampliação da Subestação Videira. Essa é uma das bandeiras da Associação Empresarial de Videira (ACIAV), que vem sendo pleiteada com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia local e evitar perdas geradas pelas frequentes quedas de energia.

De acordo com informações do Governo do Estado, a instalação das novas linhas de transmissão deve reforçar a capacidade da rede de energia já existente. A instalação das linhas de transmissão possibilitará o atendimento da demanda de energia do mercado na região. O investimento previsto é de cerca de R$ 240 milhões.A extensão prevista das linhas de transmissão fica em torno de 88,7 quilômetros interceptando os municípios de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos, Tangará, Vargem e Videira e terão suas respectivas conexões na Subestação (SE) Abdon Batista, SE Videira e SE Barra Grande.

A próxima etapa será a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) e posteriormente a emissão da Licença Ambiental de Operação (LAO) que autoriza o pleno funcionamento do empreendimento, e é emitida após a verificação do cumprimento de condicionantes e eficácia das medidas de controle ambiental estabelecidas nas licenças anteriores.

De acordo com a presidente da ACIAV, Maribel Gaio, a ampliação das linhas de transmissão de energia elétrica para Videira e região é muito importante. “Toda a população ganha, tanto na cidade, quanto do interior. A energia elétrica de qualidade proporciona às indústrias e aos estabelecimentos que executam serviços, melhor performance dos equipamentos, evitando perdas de insumos, materiais e retrabalho. É satisfatório saber que nosso engajamento enquanto associação, tem contribuído para que a nossa região seja beneficiada, já que essa foi uma das bandeiras apontadas pela ACIAV na construção do Voz Única. Isso mostra a relevância do associativismo e também o potencial da nossa região”.