Necessidade de revisão de valores da tabela SUS é discutido em reunião com a deputada Carol de Toni

Alcimar

14/08/2023

Como parte das Ações do Mês dos Núcleos, o Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou nesta quinta-feira (10) uma reunião com a deputada Federal Caroline De Toni. O principal assunto discutido foi a PL 468/2018, que visa alterar a Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei orgânica da Saúde) e estabelece que os valores para a remuneração de serviços prestados ao SUS deverão ser revistos anualmente, de modo a cobrir os custos e assegurar a qualidade dos procedimentos.

Pelo menos 84% dos procedimentos realizados no SUS que preveem algum tipo de remuneração aos profissionais – entre eles médicos, enfermeiros e auxiliares – não tiveram nenhum reajuste nos últimos dez anos. Já para alguns procedimentos quando comparados à mais recente edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHP) uma tabela utilizada como referência para o cálculo de honorários médicos em todo o País, a defasagem chega até 17.270%. Esta defasagem por exemplo, é encontrada nos pagamentos feitos pela retirada de cateter de longa permanência semi ou totalmente implantável, onde há pelo menos dez anos, o SUS pagou R$ 5,34 por procedimento.

O congelamento e falta atualização da tabela do Sistema Único de Saúde implica diretamente na sustentabilidade das instituições que atendem SUS, pois as despesas com os profissionais, contas de energia e água, remédios, transporte, limpeza e tantas outras despesas permanecem subindo.

O encontro aconteceu de forma remota e contou com a participação de integrantes do Núcleo de Profissionais da Saúde, da presidente da ACIAV, Maribel Gaio e dos representantes da Unimed de Videira, Carlos Wink e Emerson Luiz Correia, e do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, Doglas Ansiliero e Caroline Rettore Tomacheski. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Queila Samistraro, o encontro foi bastante esclarecedor. “Só temos a agradecer à Deputada pelo amparo já realizado em momentos anteriores ao nosso município e pela disponibilidade e consideração à comunidade videirense, em especial à saúde”

Os representantes do Hospital Salvatoriano Divino Salvador aproveitaram a oportunidade para levar à deputada as novas demandas da instituição e serem orientados sobre as novas formas de obter auxilio governamental. Ainda, a parlamentar prestou contas das doações já feitas ao município, trouxe informações dos trâmites da Câmara e elucidou dúvidas do grupo.