A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgaram na noite desta quarta-feira (23) os resultados da pesquisa sobre o comércio de Videira, feita com participantes do Festival de Prêmios. A pesquisa foi feita por meio de formulário online e contou com 3.465 respostas. O objetivo é melhor compreender a visão dos clientes de Videira e região em relação ao comércio local, para auxiliar nas estratégias e tomadas de decisão dos lojistas. Os dados foram apresentados antes da palestra: O Futuro do Varejo é Digital, evento que faz parte das ações do Festival de Prêmios do Comércio de Videira, realizado pelas entidades em parceria com o Sebrae.

Dados da pesquisa sobre o comércio

A maior parte das respostas (63.8%) foi de mulheres. Em relação à faixa etária, 53.2% das respostas foram de pessoas com idades entre 30 e 49 anos. No que se refere à remuneração, a maior parte das respostas (62.3%) se deu por pessoas que têm renda mensal de até R$5 mil. Sobre o local onde são efetuadas as compras, a maioria (39.4%) disse dar preferência para o comércio local e 27.6% costumam comprar tanto no comércio local quanto na internet.

No que tange ao atendimento no comércio, a maioria (77.2%) avalia como muito bom ou bom. A pesquisa mostra que os três principais fatores considerados mais importantes para frequentar ou comprar em um determinado estabelecimento são: bom atendimento, promoções e produtos de boa qualidade, nesta ordem.

Dos que responderam à pesquisa, 64.2% são clientes fiéis e preferem comprar sempre nas mesmas lojas. Outro item mostra que 70.2% das pessoas pesquisam um produto na internet antes de adquirir no comércio local. Os produtos mais adquiridos no comércio local, segundo a pesquisa, são, na ordem: alimentos e bebidas; roupas e calçados; e móveis. Já os três produtos mais adquiridos pela internet são: eletrônicos; roupas e calçados; e acessórios.

A pesquisa sobre o comércio aponta que para 69.4%, o maior atrativo para comprar em um determinado estabelecimento são as promoções. Em relação ao atendimento, 61.3% preferem ser atendidos por um vendedor enquanto 38.7% têm preferência pelo autoatendimento. As principais formas de informa-se sobre promoções e novidades são: internet e redes sociais, rádio e vitrines. Sobre o horário diferenciado, a maioria indicou que prefere que as lojas fiquem abertas após as 18h30.

De acordo com a presidente da ACIAV, Cristiane Corso, a pesquisa sobre o comércio mostra como o consumidor avalia as lojas de Videira. “São dados importantes para os lojistas, que nos mostra, por exemplo, o quanto o bom atendimento é fundamental. Outro apontamento interessante é o quanto as pessoas utilizam os meios digitais, tanto para conhecer produtos quanto as empresas. Mesmo que a maioria ainda prefira comprar no comércio local, a internet é uma ferramenta bastante utilizada para busca de informações”, enaltece.

O presidente da CDL, Felipe Parizotto, destaca que o resultado foi recebido com entusiasmo.  “Percebemos que o nosso comércio continua sendo a escolha majoritária para as compras efetuadas pelos consumidores em relação à internet. São dados significativos para o empresariado videirense. Além disso, cabe salientar a percepção de que o consumidor da nossa região prioriza preços baixos, promoções e atendimento como primordiais na hora de efetuar suas compras. Campanhas com sorteio de prêmios tiveram um resultado que fará com que as entidades repensem o foco sobre o tema”, completa.

Acesse todas as informações da pesquisa aqui.

 

 

 

Representantes da CDL,ACIAV e Sebrae na apresentação da pesquisa sobre o comércio

Sobre o Festival de Prêmios

A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) são realizadoras da campanha Festival de Prêmios, que tem como objetivo a valorização do comércio local, bem como premiar os consumidores das lojas participantes. Na edição de 2024, foram distribuídos mais de R$ 48 mil em prêmios.

Durante a campanha, foram entregues prêmios instantâneos: 41 vales-compras no valor de R$ 200 cada. Em janeiro, foi realizado o sorteio pela Loteria Federal de dez poupanças no valor de R$ 500 cada, além de vales-compras, sendo sete prêmios de R$ 1.000, um prêmio de R$ 3.000, um prêmio de R$ 5.000 e o grande prêmio de R$ 20 mil em vales-compras.