Pleitos do Voz única são destaque em visita do Presidente da FACISC à ACIAV

18/08/2022

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Sérgio Rodrigues Alves, esteve na manhã desta quinta-feira (18) em Videira, onde foi recebido pelo presidente da Associação Empresarial de Videira (ACIAV), Eliandro Pazin. Durante o encontro foram tratados diversos assuntos, entre eles os pleitos regionais que compões o documento “Voz Única”.

Eliandro recebeu das mãos de Sérgio a cartilha que contém as reivindicações feitas pelas associações empresariais de todo o Estado. Em relação às demandas de Videira, um dos destaques foi a construção de moradias populares, com valores acessíveis, a fim de atrair e reter mão de obra, principalmente nas áreas operacional e técnica. Neste sentido, o presidente da FACISC citou um case existente em Criciúma, onde foi construído um condomínio com moradias de baixo custo. A ideia agora é conhecer mais sobre esta iniciativa e trazer sugestões para desenvolver o projeto em Videira.

Questões relacionadas à CELESC também foram abordadas. O presidente da ACIAV destacou que, após o sinistro que causou a queda das torres, a empresa responsável pelo serviço vem realizando melhorias no sistema de distribuição, o que significa um grande avanço para a região. Outro ponto em destaque foi o projeto “Caminho do Rio do Peixe”. O objetivo é, inicialmente, buscar recursos para implantar um projeto piloto, entre os municípios de Pinheiro Preto e Videira, que servirá como base para toda extensão do projeto no futuro, no trajeto que vai de Porto União a Piratuba.

A construção de um ramal ferroviário, criando um corredor para o transporte de produtos e conectando a região aos grandes centros produtores foi outra necessidade apontada. Sérgio comentou que o projeto da construção da ferrovia entre Cascavel e Chapecó está avançando. Com isso, a intenção é pleitear a implantação de uma linha que conecte o Meio-Oeste a Chapecó. A ferrovia facilitará a chegada de insumos, principalmente grãos, visto que a região possui grande demanda deste tipo de produto, em função da cadeia produtiva da agroindústria. No futuro, isso pode facilitar a criação de uma ferrovia que ligue a região aos portos, pensando na exportação de produtos.