O Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou nesta semana a formatura de 12 jovens do Programa Geração Empreendedora, que visa estimular o empreendedorismo e desenvolver o associativismo entre estudantes do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) com o apoio do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).

Os jovens participaram de quatro encontros preparatórios, onde puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo do empreendedorismo, além de ter contato com empreendedores que relataram um pouco da rotina, dos desafios e das experiências. Neste período, os estudantes desenvolveram uma empresa fictícia, que foi apresentada para uma banca avaliadora formada por três empresários.

Todo material didático é fornecido pelo Programa. Em contrapartida, os jovens precisaram demonstrar comprometimento, não podendo registrar nenhuma falta para receberem o certificado. O Programa já impactou mais 3700 jovens em todo o estado e está em sua 10ª edição.

Mais sobre o Programa Geração Empreendedora

Para a coordenadora do NJE, Fernanda Guerbari Rampon, incluir os jovens no mundo do empreendedorismo é de extrema importância. “Enquanto Núcleo, este é um dos nossos compromissos. Atuamos como um laboratório de ideias, onde as dores e desafios são compartilhados em busca de uma solução, além de trabalharmos na formação de lideranças e desenvolvimento de pessoas”.

O líder do projeto em 2024, Claiton Villwock, salienta que a solenidade marca a validação do trabalho desenvolvido e do empenho dos jovens. “É muito gratificante fazer parte deste momento que celebra a dedicação dos adolescentes, que participaram de todos os encontros. Trabalhamos de igual para igual, trocando ideias que contribuíram para evolução de todos os envolvidos. Em 2025, será formada uma nova turma de jovens que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo empreendedor”.

Kauan Faustino, um dos jovens que participou da edição do programa neste ano, destaca que a capacitação proporcionou uma mudança significativa na forma de pensar. “Passei a ter outra percepção de mundo a de mim mesmo. Entendi como realmente funciona a criação de uma empresa e já percebi que algumas coisas mudaram na minha forma de pensar. Acredito ainda que, daqui para frente, as mudanças continuarão acontecendo, graças ao Programa Geração Empreendedora”, completa.

Programa Geração Empreendedora 2024