Projeto da nova Ferroeste chama atenção de investidores internacionais

Alcimar

28/08/2023

O projeto para a construção da Ferrovia Ferroeste, que deve ligar o Mato Grosso do Sul ao Oeste catarinense, foi apresentado na semana passada a investidores chineses. O encontro aconteceu na sede da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC) e contou com a presença de representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e das oito entidades empresariais da região e suas associadas, que são ligadas ao Movimento Pró-Ferrovia. A iniciativa tem o apoio da Associação Empresarial de Videira (ACIAV), sendo sugerida para compor o Voz Única, documento que aponta as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado do ponto de vista empresarial.
Na ocasião foi discutida a possibilidade de criação de um consórcio para investimento neste projeto. O corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros deve ligar Maracaju (MS) a Chapecó, alavancando o potencial econômico de Santa Catarina tanto a nível nacional, quanto internacional. De acordo com o vice-presidente da FACISC, Elson Otto, a ideia é que se ampliem os modais ferroviários para que as rodovias sejam liberadas e para isso é preciso um planejamento estratégico para que isso aconteça.

Sobre o Projeto

O Nova Ferroeste, projeto que será desenvolvido através da parceria público privada, visa viabilizar o transporte de grãos do Centro Oeste do Brasil para abastecer as agroindústrias catarinenses, evitando que estas empresas precisem sair da região e se instalar em outros locais em função da logística do transporte para abastecimento. Um estudo está em andamento e tem previsão de entrega para final do próximo ano. Depois disso, será aberto para que a iniciativa privada busque concessões a fim de executar o projeto. A previsão de investimento necessários é de R$29,4 bilhões em 1.304 quilômetros de linha ferroviária. A expectativa é de redução de 28% nos custos logísticos com a nova ferrovia, quando comparado com o frete rodoviário.