Resultado da pesquisa de mão de obra é apresentado na reunião da Diretoria da ACIAV

11/03/2022

A diretoria da Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou nesta quinta-feira (10) a reunião mensal. Entre os assuntos debatidos, o destaque é a apresentação dos resultados da pesquisa referente à mão de obra nas empresas de Videira e região.

A pesquisa mostra que há uma carência significativa de mão de obra no município e aponta os maiores desafios enfrentados pelas empresas na hora de efetuar a contratação. O resultado também evidencia a necessidade de que sejam construídas moradias com valores acessíveis para atender, principalmente, os trabalhadores dos setores operacionais, incentivando que esse público tenha condições de fixar residência no município.

As alterações no Plano Diretor também foram discutidas. As mudanças previstas são consideradas positivas, embora algumas questões ainda sejam passíveis de discussão.

Outros assuntos também fizeram parte da pauta, como o início do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) e a palestra sobre o tema, que acontecem na próxima semana. Foi abordado também o trabalho que é realizado junto aos núcleos contribuindo para o desenvolvimento das empresas associadas.

A ACIAV, a exemplo da FACISC, entrou na Justiça para modificar a lei que transfere para as empresas, o pagamento do benefício emergencial para trabalhadoras grávidas e teve parecer favorável. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que determina o retorno presencial de trabalhadoras grávidas após a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19. Com isso, a Associação deve orientar os associados a seguirem a determinação, visto que esta decisão traz segurança jurídica para as empresas quanto ao retorno das gestantes ao trabalho, desde que cumpridas as exigências.

Por fim, o presidente, Eliandro Pazin, anunciou que irá assumir uma cadeira no Conselho Regional do SESI/SC, que faz parte da FIESC, representando o município e região no conselho que atua como órgão normativo, definindo a gestão dos recursos e as diretrizes de ação da atuação do SESI em todo o estado de Santa Catarina.