Reunião trata a respeito da fiscalização do comércio ambulante em Videira

25/07/2022

Na manhã desta quarta-feira (20) o diretor do Comércio, Claudir de Moraes e o diretor de Serviços, Adriano Maurina estiveram representando a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) na reunião realizada na Prefeitura com o secretário de Desenvolvimento Econômico Habitação e Projetos, Frank Brandalise, para tratar a respeito do comércio ambulante no município. O objetivo do encontro foi entender como funciona a emissão de alvarás e a fiscalização em relação a esse tipo de comércio.

De acordo com o secretário, existe um número grande de vendedores ambulantes em Videira e o trabalho de fiscalização é feito continuamente pelos fiscais disponíveis para esse serviço, que é composto por um quadro de 4 servidores. Porém, é um desafio muito grande fiscalizar em todos os lugares simultaneamente, já que esses vendedores se deslocam o tempo todo. Ele explicou ainda que quando ocorre a denúncia de um comércio ambulante irregular ou quando os fiscais visualizam esses vendedores, as medidas cabíveis são aplicadas, com a orientação para que o trabalho seja realizado de forma regular.

Diante das informações, ficou compreendido que enquanto associação, a ACIAV auxiliar atuando na conscientização da população em geral para que exija a identificação dos ambulantes regulares, que recebem um crachá emitido pela Prefeitura e para que seja realizada a denúncia dos que estão atuando irregularmente no município. O objetivo é evitar que o comércio local não seja prejudicado por pessoas que não atuam dentro da legalidade, além de incentivar a regularização desse tipo de serviço.

Nos próximos dias será repassado aos associados mais algumas informações a respeito de como funciona a liberação dos alvarás aos ambulantes, locais onde podem atuar, formato da carteirinha de identificação e contatos para denúncias de casos irregulares.