Videira está entre os 20 municípios catarinenses com maior movimento econômico

15/12/2021

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) divulgou os dados estimados do Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o próximo ano. Os números são baseados no valor adicionado (VA) de cada município em 2020 e Videira aparece entre os 20 municípios com maior participação no Estado.
Videira aparece na 19º colocação, entre os municípios com maior participação no IPM (0,93%), logo após São Bento do Sul (0,98%) e à frente de Balneário Camboriú (0,90%), voltando a figurar em as maiores economias do estado, o que trará mais representatividade para o município e para região. Esses números reforçam a importância de Videira no cenário econômico estadual. Em relação à região Oeste, Videira aparece entre os cinco municípios com maior movimento econômico, resultado da força do trabalho videirense e do empenho da administração municipal e dos investimentos por parte da classe empresarial.
O IPM é calculado anualmente pela SEF/SC, que considera como principal critério o movimento econômico, também conhecido como valor adicionado (VA), para compartilhar com as cidades o ICMS recolhido pelo Estado. A lei regulamenta que o Governo do Estado deve repassar 25% da arrecadação de ICMS aos municípios, sendo que 15% desse total são divididos igualmente entre os 295 e 85% são distribuídos de acordo com o VA, que em 2020 foi de R$ 258.228.517.190,34.
Os demais municípios que aparecem entre os 20 com maior economia são: Joinville (8,69%); seguido de Itajaí (8,10%); Blumenau (4,10%); Jaraguá do Sul (2,60%); Chapecó (2,52%); Florianópolis (2,51%); São José (2,12%); Criciúma (1,72%); Brusque (1,64%); Lages (1,60%); São Francisco do Sul (1,33%); Araquari (1,28%); Palhoça (1,23%); Concórdia (1,14%); Caçador (1,11%); Navegantes (1,09%) e Gaspar (1,07%).