Voz Única ACIAV – Eleições 2020

30/10/2020

Propostas ao Poder Executivo

1 – Fortalecer o Conselho de Desenvolvimento de Videira – CODEVI e dar sequencia ao Plano Videira 2044.

Os Conselhos Municipais possuem papel fundamental no exercício do controle social e na melhoria da atuação de diversas áreas na gestão pública, por isso a manutenção dos diálogos entre Poder Público e as Entidades Empresariais é fundamental para que estas possam contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do nosso município, e para que em conjunto a região possa buscar mais representatividade nas esferas Estadual e Federal;

2 – Investir no ecossistema de inovação no município e apoiar o Centro de Inovação Videira.

Fortalecer o Centro de Inovação Videira é uma ação fundamental para o desenvolvimento de novos modelos de negócio relacionados a tecnologia e inovação em nosso município.

3 – Fiscalizar a informalidade e estimular a formalidade empresarial.

A fiscalização de forma efetiva ao trabalho informal dentro do munícipio e criação programas e ações que estimulem estes modelos de negócio a optarem pela formalização é fundamental para o desenvolvimento do munícipio de forma justa. Como exemplo desta demanda podemos citar o que está acontecendo no ramo de alimentos, onde é possível por intermédio das redes sociais, ou até mesmo nas ruas perceber propagandas de individuos que produzem alimentos em suas casas, sem alvará sanitário e sem pagamento de impostos o que gera concorrência desleal. Outro fator que justifica esta demanda, é que a formalização pode colaborar para a geração de mais empregos e aumento da arrecadação no município.

4 – Fomentar o desenvolvimento e instalação de novas empresas.

A criação de estímulos para o desenvolvimento ou para atrair novas empresas em Videira é uma ação fundamental para diversificar a matriz produtiva do município, evitando assim que cidade fique tão dependente de somente uma cadeia produtiva.

5 – Fomentar a criação de uma Via Gastronômica em Videira.

Estimular a criação de uma Via Gastronômica em Videira é uma iniciativa fundamental para que a gastronomia seja inserida como produto turístico no município, o que irá colaborar para a diversificação da matriz econômica de Videira, além de gerar mais oportunidades de emprego.

6 – Pleitear melhorias e ampliação dos serviços de telefonia, internet móvel e rede elétrica.

Buscar junto aos órgãos responsáveis a melhoria e ampliação destes serviços é de extrema importância para que Videira possa acompanhar e suprir as demandas geradas pelo seu desenvolvimento socioeconômico.

7 – Criar novas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

Nos últimos anos, as empresas tem enfrentado dificuldades para encontrar mão de obra disponível em Videira, e um dos fatores que tem grande influencia neste problema é o alto custo das moradias no município, para quem optar em residir aqui. Destas forma, faz-se necessário a criação de loteamentos específicos para moradias, com metragens e custos reduzidos, criando assim mais ofertas de moradia, que consequentemente irá colaborar com a redução dos custos de moradia em Videira. Também é fundamental que as responsabilidades construção e venda sejam repassadas a iniciativa privada, afim de facilitar e acelerar o processo de habitação popular. Outra ação importante é a possível revisão no Plano Diretor do município, deixando-o mais flexível.

8 – Investir no Saneamento Básico Municipal.

Investir em saneamento é investir em desenvolvimento social, pois melhora qualidade de vida da população e combate a exclusão social.

9 –Realizar melhorias no Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni.

Faz-se necessário a colocação de balizamento noturno no aeroporto de Videira, e também que seja criado estímulos para que companhias de aviação regional/táxi aéreo tenham interesse de atuar em Videira.

10 – Ampliação e Regionalização do Hospital Salvatoriano Divino Salvador.

Buscar a ampliação e uma eventual transformação do Hospital Salvatoriano Divino Salvador em Hospital Regional, possibilitando assim a ampliação dos serviços disponibilizados à população local.

Propostas ao Poder Legislativo

1 – Realizar a fiscalização sobre o uso do dinheiro público deixando de lado as divergências politicas.

Fiscalizar com rigor o uso do dinheiro público e o cumprimento de metas de superávit fiscal do município, de modo a preservar a saúde financeira ao longo do tempo é papel do Vereador. Porém, é de extrema importância que a realização desta fiscalização tenha o seu nível de debate em plenário elevado, e que seja deixado de lado as discussões políticas, prezando por discutir temas que tenham relevância para a sociedade videirense;

2 – Incentivar o empreendedorismo e a inovação em Videira.

Trabalhar em prol de melhorias na atual legislação municipal para que esta facilite o empreendedorismo e a inovação em Videira.