Voz Única: Conheça as principais bandeiras da ACIAV em âmbito Estadual e Federal

10/06/2022

A ACIAV como entidade empresarial trabalha em diversas frentes buscando soluções por intermédio da representatividade para as principais demandas do setor produtivo de Videira e região, e nesta edição de 2022 os principais pleitos que irão compor o Voz única, um documento que busca unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico, não só de Videira, mas de toda Santa Catarina.

O objetivo do Voz Única é apontar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado sob a ótica empresarial, para subsidiar os planos de ação de nossos governantes.

Demandas do Voz Única da ACIAV:

Duplicação de toda a BR-282 e de toda a BR-470: A solicitação visa a melhoria das estradas, através de obras de manutenção e ampliação, com o objetivo de facilitar o transporte de mercadorias, tanto as que chegam quanto as que partem da região, bem como melhorar e agilizar a trafegabilidade de uma forma geral, garantindo maior segurança aos usuários destas rodovias.

Obras de melhoria na Rodovia SC-355, no trecho entre Fraiburgo e Lebon Régis e obras na Rodovia SC-350, no trecho entre Lebon Régis e a BR116: o intuito é melhorar a trafegabilidade nas rodovias que ligam a região ao Norte do Estado, visto que as estradas apresentam diversos trechos que necessitam de manutenção.

Construção de um ramal ferroviário ligando o Oeste do Paraná ao Meio Oeste catarinense: O objetivo é criar um corredor para o transporte de produtos, conectando a região aos grandes centros produtores. O ramal facilitará a chegada de insumos, principalmente grãos, visto que a região possui grande demanda deste tipo de produto, em função da cadeia produtiva da agroindústria. Com isso, o custo com transporte terá redução, ampliando a competitividade da indústria local no mercado e incentivando a permanência das empresas nos municípios da região.

Ampliação das redes de distribuição de energia elétrica no município de Videira: O pleito reforça a solicitação que já vem sendo feita pela entidade representativa, devido aos transtornos causados pela baixa oferta de energia no município, o que acaba ocasionando diversos registros de queda. Por não atender a demanda, muitas empresas não conseguem crescer ou atender a capacidade produtiva.

Reforma política com implantação do voto distrital misto: A ideia é dar voz a região, por meio da representação na área política. Com a implantação do voto distrital misto, a região poderá eleger um representante, tendo maior visibilidade no cenário estadual e nacional, a fim de dar voz às necessidades e angariar recursos para o atendimento das demandas.

Reforma tributária: A ideia é pleitear a simplificação dos tributos, reduzindo a burocracia com os trâmites necessários.

Regionalização dos hospitais da região meio oeste: O objetivo é ampliar o atendimento, oferecendo serviços de alta complexidade nos hospitais regionais, reduzindo a necessidade de a população se deslocar para centros maiores em busca de atendimento.

Construção do Caminho do Rio do Peixe: O Projeto visa repaginar o entorno dos trilhos da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul, no trecho que tange União da Vitória/Porto União até Piratuba/Marcelino Ramos, o qual passa pelo município de Videira.  A ideia é transformar o trecho em corredores verdes, que são estradas destinadas caminhadas e ao ciclismo, proporcionando um espaço para o lazer e fomentando o turismo regional.

As informações apontadas farão parte de uma cartilha, que está sendo apresentada, discutida e entregue a todos os candidatos do próximo pleito. Todos estão sendo recebidos na ACIAV onde têm acesso ao documento, que é um facilitador do entendimento do que Videira e região necessitam, com foco no desenvolvimento socioeconômico. A ideia é nortear os candidatos das próximas eleições a respeito das necessidades e anseios, dando conhecimento a respeito das demandas regionais e também estaduais.